sábado, 27 de junho de 2015

Estude para a nossa AP2 !

Olá, aluno (a)!

Elaborei um estudo dirigido para que você possa fazer uma excelente AP 2. No texto abaixo há os tópicos mais importantes do nosso conteúdo. Contudo, ressalto que é necessário estudar toda a matéria mais os textos complementares para a sua segunda avaliação.

Abraços e bons estudos!


·         América hispânica = “Encomienda” e “Repartimiento” – O que significaram? Conceito de “encomienda” e “repartimiento”. O encomendeiro e a relação com a Igreja (evangelização dos índios)? Vantagens da “encomienda” com relação à mão de obra africana (escrava)?- Caderno didático, pág: 154 e 155.

·         Doutrina da predestinação calvinista – caderno didático, pág: 206.

·         Conceito de resistência adaptativa – Steve Stern. Aliás, todo o tipo de resistência (indígena e africana) geralmente é cobrado em prova. Um exemplo claro disso na AP 1 foi a questão das idolatrias. Resistência adaptativa= Caderno didático, pág: 236.

·         Diferenças entre “haciendas” e “plantation”. - Caderno didático, pág: 156 (haciendas) e 247 (plantation).    

·         De acordo como William Taylor, o que foram as haciendas? = propriedades mistas, prática da agropecuária. Características: abastecimento interno (local), circulação monetária; trabalho assalariado; comércio interprovencial. Tipo de trabalho nas haciendas – Muito importante!!! =  peonagem por dívidas – explicar esta forma de trabalho – Pág. 294 do artigo.

·         Discussão historiográfica sobre a revolução americana (continuidade versus ruptura). Atenção para não confundir os autores e suas concepções. Caderno didático, pág: 263-269.
·         Maria de Fátima Gouvêa – Tupac Amaru = continuidade e ruptura. Explique o movimento de acordo com a autora ( memória inca, mito separatista). Pags: 287-289 do artigo.

·         Texto do Herbert Klein. Fale sobre o caráter sincrético da religiosidade (adaptação entre santos católicos e divindades africanas), a língua mesclada, as relações de compadrio- vínculo fictício de parentesco etc.

·         Quando for pedida na questão a resposta de acordo com os autores, sempre responda: “De acordo com fulano de tal”, “segundo beltrano de tal”, “conforme sicrano de tal”.

·         Faça as atividades, leia e releia os resumos no final de cada aula do Caderno Didático. Boa prova!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário